Centro de Dia
Respostas Sociais

Centro de Dia

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O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos clientes no seu meio sociofamiliar.

Neste sentido, o Centro de Dia consiste num espaço que permite a interação entre clientes na prática de atividades partilhadas por todos, para que se sintam inseridos na comunidade evitando o isolamento.

A capacidade desta resposta social é de 30 clientes.

Objetivos
  • Promoção do bem-estar dos clientes, incentivando a sua capacidade de participação e convívio com vista à minimização do isolamento e da dependência;
  • Melhoria das condições de vida da pessoa idosa, fomentando as suas potencialidades num ambiente de bem-estar físico, mental e social;
  • Atenuar o sentimento de inadaptação, solidão e abandono, potenciando a valorização e a autoestima do idoso;
  • Favorecer e desenvolver relações interpessoais;
  • Responsabilizar a família e outros serviços sociais a apoiar a população idosa e/ou dependente.
Serviços
  • Refeições: Pequeno-Almoço, almoço, lanche e suplemento;
  • Acompanhamento das refeições;
  • Higiene pessoal e cuidados de imagem;
  • Tratamento de roupas. Lavagem, secagem e passagem a ferro das roupas de vestir e da cama;
  • Higiene habitacional, quando solicitado;
  • Administração da medicação prescrita;
  • Atividades lúdicas e de Desenvolvimento Pessoal;
  • Apoio psicossocial. Ao nível social prestado pelo Técnico Superior de Serviço Social e ao nível psicológico/psiquiátrico através do encaminhamento para serviços externos da especialidade;
  • Colaboração na prestação de cuidados de saúde, sob supervisão de pessoal de saúde qualificados;
  • Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
  • Transporte entre o domicílio e o estabelecimento, com possibilidade de transporte de clientes em cadeira de rodas em viatura adaptada para o efeito;
  • Apoio em outros serviços complementares ao bem-estar do cliente (aquisição de medicação e outros géneros, entre outros).

Os serviços são prestados na sede da Instituição e no domicílio do cliente.

Funciona entre as 08h30 e as 18h00, de segunda-feira a sábado incluindo feriados (exceto Natal e Ano Novo) domingos e feriados (Natal e Ano Novo) no domicílio, quando solicitado.
Não dispensa a consulta do regulamento.